top of page

Curso de Pré-formação em Artes do Circo - 2024

logo Formação.png

Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE RETOMADA 2023 - CIRCO

logo funarte retomada_edited_edited.jpg

Realização:

Lista dos selecionados do curso de Pré-Formação

Bárbara Stephanie Silva Ferreira

Christian Ramos Franco 

Eduardo Dias Gonçalves 

Filipe Kascher Cupertino 

Ian Silva Abreu

Lucas Deotti Silva Pereira

Marcella Antunes Cacique Campolina

Marina Reis Braga Macedo
Milô Mendes Nascimento

Natália Rodrigues Colvero

Pedro Henrique Gilberto Alves Souza

Rafael mourão 

Rafael Santos Baía 

Tatiana Natalina Silva Paiva

Warlley Souza dos Anjos

Parabéns e obrigado pela participação de todos!

O curso de pré-formação em artes do circo - BRAVA escola de circo 2024, é gratuito e tem a duração de seis meses, com início em 03 de junho e término em 01 de dezembro de 2024. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas, de 8h às 12h.

 

O processo seletivo acontece no período de 27 de abril a 01 de maio de 2024. O curso é destinado a pessoas iniciadas em artes da cena, com idade mínima de 15 anos. Oferece 15 vagas, reservando 20% delas para pessoas negras e LGBTQIA+.

 

Com 408 horas/aula, o curso inclui atividades extracurriculares, como visitas a museus e espetáculos, e será ministrado por seis profissionais das artes cênicas: os artistas de circo Pedro Sartori do Vale, Maíra Cesarino Soares, André Vicente e Euler Batista, a dançarina Sara Marchezine, o ator Cristiano Peixoto, a produtora e gestora cultural Fernanda Vidigal e a pesquisadora, escritora, diretora teatral e atriz Sula Mavrudis. ​

 

Dividido em duas partes, o curso oferece uma formação artística em circo ao longo de seis meses.

A primeira parte, “formação artística”, é composta por matérias/disciplinas regulares que serão estudadas ao longo dos cinco primeiros meses. Nos dois primeiros meses, além das disciplinas regulares, os alunos vão conhecer 12 das diversas disciplinas específicas do circo, concluindo com a escolha de uma disciplina específica pessoal, que será aprofundada durante o resto do curso. Nos três meses seguintes, continuaremos com as disciplinas regulares e com disciplinas de curta duração.

A segunda parte do curso, com duração de um mês, é dedicada à criação de um espetáculo, que será apresentado no final do curso. O espetáculo consistirá em apresentações individuais, onde cada aluno demonstrará o trabalho desenvolvido em sua disciplina específica.

O espetáculo final será filmado em alta qualidade, proporcionando aos alunos material para divulgação de seu trabalho pessoal. Isso possibilitará a continuação do estudo cênico em outras instituições de ensino artístico ou a entrada no mercado de trabalho, com material para venda e divulgação de seu próprio número.

 

O espetáculo ocorrerá na Brava Escola de Circo e será criado pelos alunos, com a orientação dos professores.

Atividades extracurriculares também fazem parte da carga horária do curso, incluindo apreciação artística, como visitas a museus, exposições, espetáculos de teatro, dança, circo, filmes, música, ópera e shows. Os alunos devem comprovar a participação nessas atividades, que terão uma carga horária mínima de 4 horas mensais (24 horas totais ao longo dos seis meses).

Matérias / Disciplinas regulares: 

- Acrobacia de solo e trampolim 

- Parada de mãos  

- Capoeira 

- Flexibilidade 

- Preparação física 

- Dança 

- Jogo de cena / teatro

Matérias com curta duração:

- Engenharia do circo 

- Gerenciamento Profissional / Desenvolvimento de projetos 

- História e atualidades do circo 

As disciplinas acrobáticas específicas / especialidades ofertadas pelo curso são: 

- Trapézio fixo 

- Tecido 

- Corda lisa 

- Lira 

- Faixa  

- Mastro chinês 

- Acrodança 

- Malabares 

- Portagem / acrobacia em conjunto 

- Báscula / mini báscula 

- Aro chinês  

- Parada de mãos 

- Corda bamba

- Caso o aluno venha com a proposta de uma outra disciplina específica, estamos abertos para estudar as possibilidades.

Quem pode se inscrever?

Buscamos pessoas INTERESSADAS nas artes do cênicas, JÁ INICIADOS. O curso é voltado para quem deseja desenvolver seu repertório artístico circense para ATUAÇÃO cênica. Vamos considerar “iniciados” os candidatos que possuam algum conhecimento nas áreas das artes cênicas, movimento e afins, como teatro, dança, circo, ginástica artística/rítmica, capoeira, artes marciais, esportes radicais, etc.

 

O curso estimula o aluno a desenvolver uma disciplina específica. Porém, todos os alunos devem estudar as acrobacias de solo e aéreas. Por tanto, o aluno deve ser interessado pelas acrobacias, mesmo que não seja o seu foco.

 

O aluno DEVE estar DISPONÍVEL e DISPOSTO a ser ASSÍDUO e PONTUAL nas aulas e em todas as atividades desenvolvidas durante TODO o período de realização do curso.  Também é importante que o candidato tenha um bom relacionamento com os colegas, professores e funcionários da Brava escola de circo e se dedique a praticar atividades de criação coletiva durante o curso.

 

Os candidatos aprovados se comprometem a contribuir para o bom  funcionamento da escola, a zelar pelo espaço físico e pelos equipamentos do local.

logo Professores.png
exitpedrinho-6435-2_edited.jpg

Diretor e professor de acrobacia de solo, trampolim, parada de mãos, pesquisa acrobatica, preparação física e engenharia do circo.

 

Formado na SPASSO Escola Popular de Circo em 2005, em 2011 forma-se na ESAC, Escola Superior das Artes do Circo, em Bruxelas / Bélgica, em 2019 inaugura a Brava Escola de Circo, Belo Horizonte, do qual é fundador, diretor e professor, junto com Maíra Cesarino Soares.

 

Especializado em Mastro chinês e acrobacia, Pedro ministra diversos cursos em diversas escolas, na Finlândia, França, Bélgica, e Brasil.

 

Trabalha sempre em diversos projetos, espetáculos, festivais e companhias, dentre elas:

Espetáculo “DOIS” com seu irmão, “luis & Pedro Sartori do Vale” - Finlândia / Brasil; “Cirque Farouche Zanzibar” - França; companhia “Feria Musica” - Bélgica; “Coletivo Na Esquina” - Brasil; Cabaré “Palais in Park” - Alemanha, “Palazzo” – Áustria; Espetáculo audiovisual “Andar Abaixo” com Maíra Cesarino – Brasil.

Pedro Sartori do Vale

Maíra Cesarino Soares

Co-diretora e professora de acrobacias aéreas, capoeira, parada de mãos e flexibilidade.

Mestre em Arte - UFMG (2010), especialista em Crítica e Produção Cultural - Puc MG (2005), graduada em Jornalismo UniBH (2003). É mestre de capoeira, pelo grupo Bantus capoeira, atriz, ex-professora de patrimônio cultural e cultura da infância da Escola Livre de Artes - Arena da Cultura BH (2011-2016), ex-professora da Spasso Escola Popular de Circo - BH, ex-professora universitária (Escola Guignard - UEMG, 2011-2014).

 

Experiência na área de prática e ensino de Artes, com ênfase no ensino de Artes Cênicas, Criatividade em Artes Plásticas e Capoeira em escolas de Teatro.  Em 2019 inaugura a Brava Escola de Circo em Belo Horizonte, da qual é fundadora, diretora e professora junto com Pedro Sartori do Vale.

17_edited.jpg
17_edited.jpg

Euler Batista

Professor de acrobacia de solo, trampolim, parada de mãos, malabares, preparação física e engenharia do circo.

Com 39 anos de idade, possui uma trajetória de 25 anos dedicados à arte do circo. Iniciou sua formação artística no circo de todo mundo em 1998, onde mais tarde foi também professor. Sua versatilidade como professor e artista o levou a participar de diversos espetáculos tanto no cenário nacional quanto internacional. Apaixonado pelos bastidores, ele encontra fascínio em todos os aspectos da engenharia circense, construindo e fazendo montagens técnicas, revelando uma profunda conexão com essa forma única de expressão artística.

Hoje em dia, atua como professor de circo, trabalha na NOAR STUDIO - BH, Brava Escola de Circo - BH e Projeto Bom Pastor - Sabará.

André Luis Vicente

Professor de Acrobacias aéreas, preparação física.

Circense, ator, bonequeiro e dramaturgo. Formado pela Spasso Escola Popular de Circo. Técnico em Artes Dramáticas pelo Cefart/Palácio das Artes. Graduado em educação físicapela Universidade Salgado de Oliveira. Como circense, atuou em circos fixos e itinerantes, festivais nacionais e internacionais, hotéis e resorts, programas de tv e musicais. Professor de Circo na Brava escola de Circo e no Arena da Cultura. Professor e Master Trainer de Circo na rede de academias Bodytech. Esteve presente como bonequeiro em projetos do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos, Pigmalião Escultura Que Mexe, Catibrum, Les trois Cles e Cia Off (França). Fundador da A7 Bonecos. Ocupação Pigmalião (pigmaliao/2023). Expo. Auto das Pastorinhas (Giramundo/2022). Mini série O Menino Bethoven (Giramundo/2022). Pontinhos de amor (Giramundo / Aline Calixto/ 2022). Expo. Giramundo 50 anos (Giramundo/2022). Um conto de Natal (Pigmalião 2020). Filme O pirotécnico Zacarias (Giramundo 2020). Exp.N1 e N2 (Autoral 2018).

18_edited.png

Sara Marchezini

Professora de dança contemporânea e flexibilidade.

Multiartista, fisioterapeuta e facilitadora de práticas corporais. Foi integrante do Camaleão Grupo de Dança (MG, 2014 - 2019) e intérprete-criadora da instalação performática “Entre uma casa que se torna” (BRA-PT, 2017-2018). Já trabalhou com renomados profissionais: Oswaldo Montenegro, Mário Nascimento, Vladimir Rodrigues, Omar Carrum. Recentemente, participou do masterclass internacional com a Vertigo Company Dance (ISR) e concluiu o teacher training Movement Flow. No cenário artístico, atua como arte educadora, performer e diretora, desenvolvendo produções híbridas que interseccionam dança, teatro, audiovisual, poesia, artes visuais, capoeira e circo. Além disso, é idealizadora da pesquisa Corpo - Território em Fluxo, integrante do Coletivo TEIA e desenvolve a pesquisa-espetáculo “Terra Raiz” em parceria com Renata Mara.

Cristiano Peixoto

Professor de teatro/ jogo de cena.

Ator e diretor de teatro. É mestre em teatro pela UFMG e foi professor de interpretação e expressão vocal no CEFART / Palácio das Artes. Estudou com Maud Robards (Haiti), James Slowiak (EUA), François Khan (França), Fernando Montes (Colômbia); Integrou os grupos "Laboratório Permanente de Ricerca sull'arte dell'attore" (Itália) e "Studium Teatralne" (Polônia) com o qual atuou no espetáculo "Czlowiek". É co-fundador do Grupo Teatro Pontífex tendo atuado nos espetáculos Caim e Abel, Moby Dick e Zênite. Dirigiu o show musical "!Evoé - música para ser vista" e fez a assistência de direção da ópera "A Menina das Nuvens" de Heitor Villa Lobos e regência de Roberto Duarte. Foi Coordenador de Eventos Especiais e Atividades Formativas do FIT-BH 2012. Dirigiu o espetáculo "Adeus à morte" - uma adaptação do livro Intermitências da Morte de José Saramago. Foi integrante da Cia Absurda e atuou no espetáculo "Migrações de Tennessee" com direção de Eid Ribeiro. Atualmente, integra o elenco de Night Vodka do Grupo Armatrux com direção de Eid Ribeiro."

12647156_1033273440073589_49174178411107
sula mavrudis_edited.jpg

Sula Kyriacos Mavros

Professora de história e atualidades do circo.

Atua como artista, pesquisadora circense, consultora para implantação de projetos de desenvolvimento de políticas públicas para o circo, idealizadora e produtora do Projeto Cidade do Circo- Centro de Referência e Rede de Apoio ao Circo-RAC em Minas Gerais. Integrante do Grupo Circo Irmão  Dourado sua trajetória perpassa também o teatro como autora, diretora, atriz, bailarina, coreógrafa, mímica, musicista e como contadora de histórias. Sula Kyriacos Mavrudis é filha de imigrantes gregos, nasceu no Paraná, mas viveu de  forma  itinerante  como os circenses  pois  seu  pai 

trabalhava em construções de hidroelétricas. Iniciou seu contato com os circenses desde sua infância, pois nas vilas operárias dos canteiros de obras onde seu pai trabalhava, sempre haviam circos instalados, ou em cidades próximas. Esse amor pela arte circense fez crescer seu contato com as famílias circenses, assistindo espetáculos todos os dias das temporadas. Na vida adulta passou mais tarde a interceder pelos interesses dos circenses buscando a garantia de seus direitos fundamentais por meio da implementação de políticas públicas e leis específicas para este segmento cultural. Contribuiu em Minas Gerais na produção de políticas para o mundo do Circo como as leis municipais específicas para o Circo em várias cidades Mineiras e a inclusão a nível estadual do Circo na Pontuação do ICMS Cultural que mudou o paradigma da relação das cidades com o Circo neste estado. Além disso, participou na mediação com órgãos importantes para a atividade circense como Corporação dos Bombeiro, Companhias Elétricas, Órgãos de Licenciamento, Educação, Saúde e Assistência Social.

Fernanda Vidigal

Professora de gerenciamento de carreira.

Graduada em Comunicação Social pela PUC (1999) e com especialização em “Competências Criativa” – Gestão Cultural – UNA/INSPIRE(2015-2016), foi Diretora de Políticas Culturais e Participação Social da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2017-2019).Em 1999, funda a Agentz Produções com o objetivo assessorar artistas, empresas e instituições das mais diversas áreas, na formatação, planejamento, gestão e produção de projetos culturais, a Agentz Produções consolidou sua atuação no mercado cultural criando e realizando projetos diferenciados, que ao longo de sua trajetória obtiveram reconhecimento local, nacional e internacional.

18_edited.jpg
bottom of page